Não consegue visualizar este email? Ver online
logo
O Ano de Relance
Este quarto número da nossa newsletter constitui um dos suportes de divulgação das ações desenvolvidas no IDS no decurso do ano letivo 2017/18 e espelha o que de melhor foi realizado, fruto de uma aposta na partilha diária de uma pedagogia ativa e motivadora, que promova e facilite, aos nossos alunos, os conhecimentos que lhes permitam o ingresso no mercado de trabalho ou a evolução nos seus ciclos de estudo.
Salientamos o posicionamento do IDS no ranking das escolas profissionais, públicas e privadas, divulgado através do portal do Ministério da Educação e que nos coloca como escola que duplicou a percentagem de alunos que terminam o curso em três anos – um resultado que vem coroar o trabalho que temos vindo a realizar.
A visita de várias personalidades às nossas instalações é um indicador do reconhecimento do nosso bom desempenho: realço, entre outras, a vinda ao IDS da Presidente da Comissão Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos; da deputada Ana Rita Bessa, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Educação (CDS); da Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de São Paulo, Roseli Regi dos Reis; e do Juiz Desembargador Francisco Bruto da Costa.
Também o convite que recebemos do Programa PISA (rede mundial de avaliação de desempenho escolar), para participar na mostra que se realiza de três em três anos, representou um motivo de orgulho e motivação. A presença de reconhecidos técnicos e especialistas na já habitual “Semana de Animação Sociocultural”, bem como a qualidade inquestionável dos membros do júri das PAP, provam bem a exigência que colocamos em todas as atividades que realizamos.
Iniciámos uma nova oferta formativa: o Curso de Técnico de Serviços Jurídicos, apadrinhado pelo Advogado Carlos Pinto de Abreu, cujo escritório assegura a componente técnica dos conteúdos curriculares. Com este novo curso, inaugurámos um ciclo de palestras de abordagens jurídicas. Na primeira edição, tivemos o prazer de receber o Juiz Desembargador Francisco Bruto da Costa, tendo a moderação estado a cargo de Carlos Pinto de Abreu.
Um outro desafio recebeu “sinal verde” da tutela: o Curso de Técnico de Receção Hoteleira foi aprovado e conta como padrinho com o Chef Miguel Gameiro (este novo curso arrancará no ano letivo 2019/20). Mas as iniciativas não se ficaram por aqui, pois foram numerosas e diversificadas. Destacamos as visitas de estudo a Roma e ao Algarve; as sessões no âmbito do Plano Nacional de Cinema; a participação de alunos da nossa Bolsa de Voluntariado em múltiplas campanhas de âmbito nacional e internacional; a Residência Artística; e ainda as ações constantes do nosso Plano Anual de Atividades.
Estamos certos que, para o ano, traremos a este veículo informativo mais iniciativas de relevo e a afirmação de novos projetos. Até lá, deixamos um convite para que nos visitem.

Maria Paula Branco
Diretora Executiva
Contactos
image
Semana da Animação Sociocultural
Uma vez mais decorreu nas instalações do IDS a “Semana de Animação Sociocultural”, organizada pelo Prof. Ruben Machado. Estiveram presentes como palestrantes: Paula O’Neill (Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian), Alfredo Abreu (Serve the City), Filipa Carvalho (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), Cláudia Dias (Centro de Apoio Social do Pisão), Gonçalo Carvalho (Centro de Apoio a Jovens e Idosos do Lumiar) e Elísio Barros (Associação Centro Jovem Tejo) e João Seixas (antigo aluno do IDS). Foram aboborados temas da maior relevância presenciados por uma vasta e interessada plateia de estudantes e convidados.
Ler mais

 

image
Palestra Responsabilidade e Cidadania
No âmbito do Curso de Técnico de Serviços Jurídicos foi possível organizar uma interessantíssima palestra que contou com a presença do Juiz Desembargador Francisco Bruto da Costa e do Advogado Carlos Pinto de Abreu, Parceiros e membros da Comunidade. Pretendemos com esta iniciativa refletir sobre a importância do comportamento responsável dos cidadãos na sociedade atual e na era digital. Durante o debate foram abordados temas como roubo de identidade, cyberbullying, ações ilegais e o papel da Justiça nas sociedades democráticas.
Ler mais
image

 

Maria Emília Brederode Santos de visita ao IDS
Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação, deslocou-se ao IDS para uma visita institucional. Após visitar às instalações reuniu com as Direções da Escola (Executiva e Pedagógica) e com Docentes e Coordenadores dos diferentes cursos para se inteirar do trabalho que temos vindo a desenvolver bem como o papel do ensino profissional no combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce, tendo-se deslocado, no período da tarde, ao Teatro “A Barraca” para assistir ao ensaio dos estudantes do nosso curso de Teatro.
Ler mais

 

image

 

Roseli Regis dos Reis visita IDS
A Professora Doutora Roseli Regis dos Reis, docente e diretora responsável do departamento de educação Universidade Católica de São Paulo, visitou o IDS e reuniu com o nosso corpo docente. Foram abordadas as questões relacionadas com os modelos de ensino profissional, em Portugal e no Brasil e abertas as portas para um futuro protocolo entre o IDS e a Universidade de São Paulo.
Ler mais

 

image

 

Ana Rita Bessa visita a nossa Escola
Ana Rita Bessa, deputada do grupo parlamentar do CDS e Vice-presidente da Comissão de Educação e Ciência, visitou o IDS...
Ler mais
image
Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional
O Instituto para o Desenvolvimento Social – IDS participou na qualidade de Parceiro na organização das II Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional, que teve lugar no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL e reuniu, no Grande Auditório, mais de 600 pessoas. Estas segundas jornadas visam o reafirmar da pertinência da promoção do pensamento emocional e as suas implicações na educação, na saúde, justiça e na sociedade em geral. Apresentando diversos olhares sobre os processamentos do constructo de cada individuo desde a perspetiva da neuro-educação, metacognição, relações interpessoais e afetos, face às diversas áreas de investigação, conhecimento e prática.
Ler mais

 

image
Lumiar Cidade das Crianças
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Junta de Freguesia do Lumiar organizou três dias num evento especial dedicado à cidadania e à prevenção rodoviária...
Ler mais
image
Formação com Cláudio Hochman
A 7 e 8 de Abril, o IDS promoveu nas suas instalações, uma formação na área de Interpretação dada por Cláudio Hochman.Nascido em Buenos Aires, Argentina, é autor e encenador, licenciado na Carrera de Puesta en Escena na Escuela Municipal de Arte Dramático de Buenos Aires. Coordenador dos Ciclos de Dança e de Teatro Experimental no Teatro Babilónia.
Ler mais

 

image
Carlos Pinto de Abreu patrono do nosso curso Jurídico
Na abertura da primeira turma do curso de Técnico de Serviço Jurídico, o advogado Carlos Pinto de Abreu, “patrono” do curso, juntou-se aos estudantes matriculados e apresentou os objetivos do curso e o que é esperado dos técnicos que se formem nesta área profissional.
Ler mais
image
Miguel Gameiro padrinho do Curso de Receção Hoteleira
Miguel Gameiro, padrinho do Curso Profissional de Técnico de Receção Hoteleira, divulga IDS e curso no programa “Você na TV” da TVI.
Ler mais

 

image
Aula aberta de Danças de Salão
Os alunos do demonstraram para a comunidade escolar, as aprendizagens feitas na atividade de danças de salão...
Ler mais
image
Viagem de Estudo a Roma
Prosseguindo a prática de anos anteriores o IDS proporcionou aos seus estudantes, uma viagem de estudo a Itália/Roma, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes. Estas viagens visam o contacto com a realidade educativa, pedagógica e cultural de outros países. Parte importante desta viagem prendeu-se com a visita à Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico e a presença na audiência semanal do Papa Francisco, com peregrinos de todo o mundo.
Ler mais

 

image
Visita de Estudo ao Algarve
A turma do 1.º ano de Animação Sociocultural teve o privilégio, através de uma visita de estudo, de dois dias, de contactar com a realidade dos equipamentos sociais pertença da Fundação António da Silva Leal.
Ler mais
image

 

"I don’t belong here"
No âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema, os estudantes da Turma 08/2-º ano do Curso de Artes de Espetáculo-Interpretação assistiram ao filme “I don’t belong here” de Paulo Abreu, integrado no festival Doclisboa 2017, no Cinema São Jorge. “I don’t belong here acompanha o processo criativo da peça com o mesmo nome, concebida a partir das experiências pessoais dos próprios intérpretes que, oriundos dos EUA e do Canadá, são inesperadamente deportados para os Açores.”
Ler mais

 

image

 

Almoço de Reis da JF de Carnide
O IDS, fiel ao seu lema “Uma escola inspirada na solidariedade e inovação” propõe-se promover junto dos seus estudantes a cultura e o valor do trabalho voluntário, incentivar a partilha e a solidariedade como expressão de cidadania ativa, através da criação de uma rede de estudantes voluntários. Neste sentido participou com um grupo de voluntários, no almoço de Reis da JF de Carnide, no Pavilhão Bairro Padre Cruz.
Ler mais

 

image

 

PAP Artes de Espetáculo Interpretação
Vídeos das das apresentações das PAP do Curso Profissional de Artes de Espetáculo-Interpretação...
Ler mais
image

 

Europe Caffè
O “Europe Caffè” foi uma atividade, desenvolvida com 2 a turma 40 do Curso Profissional de Animador Sociocultural enquadrada no tema “Integração no Espaço Europeu” da disciplina de Integração.e proporcionou aos estudantes a partilha de testemunhos e experiências na 1ª pessoa. Foram nossas convidadas, Simona Cattabiani que representou a Itália e abordou a esfera profissional, Zuzanna Dziedzic, da Polónia que partilhou a sua experiência de voluntariado e Inês Ribeiro que falou sobre o programa Erasmus, na área da Animação em Barcelona.
Ler mais

 

image

 

Farsa de Inês Pereira
No âmbito da disciplina de Português, os estudantes do 1.º ano de todos os Cursos Profissionais do IDS, assistiram no Teatro da Luz, à peça “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente.
Ler mais

 

image

 

À Conversa com… Miguel Seabra
O momento “À Conversa com…” recebeu Miguel Seabra, ator, encenador e fundador do Teatro Meridional. A partir do mote “Ki Fatxiamu Noi Kui?” (O que fazemos nós aqui?), título do primeiro espetáculo da companhia, os estudantes do Curso Profissional de Artes de Espetáculo-Interpretação ficaram a conhecer em maior detalhe o que trouxe o nosso convidado “até aqui”: Foi num tom descontraído que durante cerca de hora e meia, Miguel Seabra partilhou com os nossos estudantes estas e outras histórias sobre o seu percurso profissional.
Ler mais
image

 

IDS convidado a participar no PISA
IDS convidado a participar no PISA – Programme for International Students Assessment -, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este projeto visa a avaliação da literacia de leitura, matemática e científica dos estudantes de 15 anos de cerca de 80 países/economias de todo o mundo.
Ler mais

 

image

 

IDS duplica percentagem de conclusão
Duplicámos a percentagem de estudantes que terminam o curso em três anos. No portal infoescolas do Ministério da Educação é possível saber os resultados apresentados pelas escolas profissionais publicas e privadas, no que diz respeito ao número de estudantes inscritos por escola e quantos acabam os três anos de curso no tempo considerado normal. É neste indicador que o IDS apresenta um resultado que muito nos orgulha.
Ler mais

 

image

 

IDS Divulga Cursos na Futurália
Estivemos presentes, uma vez mais, na Futurália e recebemos novamente a visita do Presidente da Republica, num claro reconhecimento da qualidade do IDS. Durante quatro dias rforam várias dezenas os estudantes e docente que visitaram o nosso Stand interessados em conhecer a oferta formativa do IDS. A boa disposição de estudantes e professores foi uma constante durante a nossa presença.
Ler mais
image
Community week 2018
O IDS foi convidado pela Sonae Sierra e Centro Colombo, a participar num dos dias da iniciativa Community week 2018, que decorreu de 14 a 18 de Maio. O Lar Confraria São Vicente Paula e seus residentes receberam, os estudantes da turma 38 de Animação Sociocultural que, em parceria com o grupo de voluntários da Sonae, dinamizaram atividades de grupo e de estimulação cognitiva. A iniciativa Community week, tem como objetivo envolver os colaboradores da Sonae, por meio de voluntariado, em ações no âmbito da responsabilidade social.
Ler mais

 

image
Dia Nacional do Pijama
Os estudantes do IDS assinalaram o Dia Nacional do Pijama através da recolha de roupas e pintura de um mural alusivo à data, com o objetivo de os oferecerem a lar de acolhimento para crianças e jovens.
Ler mais
image
Circuito de arte urbana da Curraleira
No âmbito de um projecto interdisciplinar de Integração e Comunicação Visual, a turma 40/2.º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, visitou o circuito de arte urbana da Curraleira e o Clube Intercultural Europeu. Neste dia os estudantes tiveram ainda oportunidade de conhecer a realidade do bairro e as mudanças associadas e foram recebidos no Clube Intercultural Europeu, onde obtiveram informações sobre programas de voluntariado.
Ler mais

 

image
Associação Lusofonia Cultura e Cidadania
Foi com agrado que recebemos a Dra. Nilzete Pacheco da Associação Lusofonia Cultura e Cidadania que nos apresentou projetos da instituição e explicou a importância da ALCC no mundo atual. Recebemos ainda o educador Eupremio Scarpa que partilhou a sua experiência profissional e de voluntariado. Tendo, ainda, abordado o papel do animador sociocultural nas organizações internacionais.
Ler mais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE - A recolha de endereços de correio electrónico é feita através de contactos institucionais e em nenhum momento serão partilhados com outras organizações ou indivíduos. O objetivo desta newsletter é divulgar junto de parceiros e amigos aquilo que mais relevante se passou no IDS durante o presente ano letivo e não tem qualquer finalidade comercial.
2018 © www.ids.edu.pt, Todos os direitos reservados