Acontece no IDS

Professor Pedro Florêncio vence prémio no festival DocLisboa 2017

No comments

É com orgulho que divulgamos que Pedro Florêncio, docente responsável pela participação do IDS no Plano Nacional de Cinema venceu o Prémio Kino Sound Studio do Júri da Competição Portuguesa, com o filme “À Tarde”. Esta distinção vem corroborar a qualidade do “saber” e do “saber fazer” que muito contribui para o sucesso das aulas por ele ministradas.

“O filme de Pedro Florêncio elabora esse jogo de força com o espectador de um ponto de vista formal, negando uma e outra vez os tempos do cinema tradicional. Quanto tempo dura um plano? Quanto tempo aguenta um certo plano? Florêncio estende(-se n)o tempo do olhar, obrigando-nos a ver segundo esse paradigma de montagem que nos é estranho. Resultado: se nada muda, o olhar procura as pequenas alterações dentro da imobilidade, foca-se num avião que passa a intervalos regulares, é capturado por esse buraco negro chamado televisor, inventa histórias, passados, diálogos que não estão lá, nunca. Esse bicho carpinteiro que nos assola a vista torna-se elemento produtivo num filme que pede emprestado o minimalismo de James Benning. E quando pensamos reconhecer o dispositivo, logo surge a surpresa, o elemento disruptivo, ou depois a sua irrepetibilidade. À Tarde é uma experiência de manipulação dos tempos e dos olhares feita a partir de um nada que se auto-explica no título – essa capacidade, mais do que pasmosa, é altamente lúdica.” – http://www.apaladewalsh.com/2017/10/doclisboa-2017-as-raizes-da-intimidade-na-competicao-portuguesa/

Palmarés final do festival: http://www.doclisboa.org/2017/2919-2/


IDSProfessor Pedro Florêncio vence prémio no festival DocLisboa 2017
ler mais

Mensagem de Boas Vindas

Caros Alunos,

É com imenso prazer que me dirijo a todos vós, neste começo de ano letivo, para vos saudar e, em particular, para acolher aqueles que iniciam o novo Curso Técnico-Jurídico ou que vão frequentar pela primeira vez esta Escola Profissional.

O vosso ingresso no IDS, ou a continuação dos vossos estudos nele, representa uma etapa muito importante da vossa vida. O vosso futuro será, em boa medida, aquilo que fizerdes agora pela sua construção.
Tendes enormes oportunidades de conhecimento e descobertas a realizar em ambiente estudantil, num clima de alegre companheirismo, mas tendes também desafios a superar, pois, em contrapartida, é-vos exigido um compromisso sério com os estudos e com a formação académica e pessoal.

Aqui, podeis desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa e substituir a rotina pela criatividade e inovação.

O IDS consagra os primeiros dias do calendário escolar à receção aos novos alunos e ao reencontro com os que nos inspiram, diariamente. É um tempo repleto de atividades, que cada curso organiza com autonomia, para facilitar os primeiros contactos com os professores, colaboradores e futuros colegas de curso.
Desejo que sejam todos muito bem acolhidos, com programas e práticas que valorizem o respeito, a dignidade e a personalidade próprias.

Para os alunos que já estão connosco, renovo sinceros votos de bom regresso aos estudos e continuação de sucessos escolares e pessoais.

O tempo no IDS será, seguramente, um período muito rico de preparação para a vossa vida futura. O vosso futuro será tanto mais risonho quanto melhor aproveitardes as oportunidades que o IDS vos oferece.

Sejam bem-vindos e bom ano letivo!
Maria Paula Branco | Diretora Executiva

IDSMensagem de Boas Vindas
ler mais

Visita de estudo a Conímbriga e Coimbra

A visita de estudo a Conímbriga e Coimbra, a realizada em maio, com alunos do 1.º ano e 2.º anos do Curso de Artes do Espetáculo – Interpretação, prendeu-se, essencialmente, com o aprofundamento do conhecimento do património cultural português unindo objetivos/aprendizagens transversais às disciplinas História da Cultura e das Artes (módulos: A Cultura do Senado, A Cultura do Mosteiro e A Cultura da Catedral) e Área de Integração ( Módulo I – Identidade Regional – o Património Cultural). Os alunos visitaram as Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga, uma das principais civitas romanas da Península Ibérica.

IDSVisita de estudo a Conímbriga e Coimbra
ler mais

Finalistas dos XIX Jogos da Matemática

Os alunos do IDS que participaram na final dos XIX Jogos da Matemática, no passado dia 10 de maio, apesar de não terem conseguido alcançar os lugares premiados, trouxeram com eles o entusiasmo da experiência de competição nos jogos e a vontade de voltar a participar na próxima edição.

IDSFinalistas dos XIX Jogos da Matemática
ler mais

IDS realiza semana anual de Animação Sociocultural

O IDS levou a efeito, durante uma semana, nas suas instalações, uma discussão alargada a respeito do papel do animador sociocultural, seu perfil e competências. Participaram mais de uma dezena de especialistas convidados, num debate interativo que teve por alvo os alunos daquela área de ensino.

IDSIDS realiza semana anual de Animação Sociocultural
ler mais